quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

TV Escola


INTRODUÇÃO
Atualmente a sociedade moderna está em constante processo de evolução com isso, aumenta a exigência de mão de obra qualificada, aumentando a necessidade da educação. Ao estudar o campo da tecnologia educacional, podemos reconhecer as mudanças das práticas do ensino, uma das novidades foi a criação da TV Escola que é um canal via satélite com transmissão analógica, digital ou em DVD de programas dirigidos as escolas públicas brasileiras de ensino básico. E esse programa possibilita a dinamização das atividades de sala de aula e também temos a aproximação da escola com a comunidade, especialmente a partir da programação da faixa Escola Aberta. 

Esse projeto TV ESCOLA é uma forma de estimular e incentivar a comunidade escolar a pesquisar, estudar, criar projetos pedagógicos modernos e melhorar a qualidade da educação brasileira, contribuindo com a formação do cidadão do século XXI. Devido a necessidade de uma complementação das atividades educacionais, a TV escola aparece como suporte pedagógico, pois a comunidade escolar está inserida em uma vasta oferta de produtos provenientes dos meios de comunicação, cada vez mais a cultura da escola convive mais com a cultura da mídia.

A Tv Escola possibilita, inúmeras formas de uso como desenvolvimento profissional de gestores, docentes e discentes; dinamização das atividades de sala de aula; formação de leitores críticos dos recursos audiovisuais; preparação de atividades extraclasse; utilização de vídeos para trabalhos de avaliação dos alunos; revitalização da biblioteca; aproximação escola comunidade, especialmente a partir da programação da faixa Escola Aberta. 
 
RELATÓRIO
Fomos visitar a Tv Escola que fica localizado na Escola Barão de Parima, este projeto é voltado para motivar a comunidade escola visando à formação continuada através do Salto para o Futuro, orientando e motivando os docentes para utilizar vídeos em sala de aula com recursos pedagógicos, articulando com o gestor, supervisor e professores a programação da Tv Escola nos planejamentos pedagógicos. Segundo Belloni (2001, p.24) “o aumento da adequação e da produtividade dos sistemas educacionais vai exigir, nesta passagem de século e de milênio, a integração das novas tecnologias de informação e comunicação, não apenas como meios de melhorar a eficiência dos sistemas, mas principalmente como ferramenta pedagógica efetivamente a serviço da formação do individuo autônomo”. Dessa forma percebemos a necessidade da inclusão das novas alternativas de lecionar, com o auxilio das tecnologias.

Dividida em quatro faixas, a Tv Escola trabalha no âmbito infantil, fundamental, médio e Salto para o Futuro. Com o funcionamento aos sábados domingos e feriados os programas sociais buscam oferecer educação, saúde, orientação sexual, cidadania e outros a fim de envolver a todas as áreas. Sabemos da importância desse projeto na formação/orientação de professores, para assim atender as necessidades dos estudantes. Segundo Fleuri (2003, p125) “Hoje em dia é muito comum a utilização de meios áudios-visuais como recurso didático nas escolas. Freqüentemente a atenção dos educadores esta voltada para o caráter técnico ou instrutivo das inovações que o uso de novas tecnologias traz para o espaço educativo escolar.”
De forma a estimular por meios de projetos pedagógicos modernos a Tv Escola, o Canal da Educação, e MEC, trazem contextualização, comprometimento para a formação do cidadão atual e busca melhorar a qualidade da educação brasileira por meio da formação continuada do professor, discussões quanto a importância da televisão como instrumento tecnológico e pedagógico, contextualizando conceitos e currículos de forma interdisciplinar na sala de aula. Litwin (2001, p. 131) relata que
o desenvolvimento da tecnologia atinge de tal modo as formas de vida da sociedade que a escola não pode ficar a margem. Não se trata simplesmente da criação de tecnologia para a educação, da recepção crítica ou da incorporação das informações dos meios na escola. Trata-se de entender que se criaram novas formas de comunicação, novos estilos de trabalho, novas maneiras de ter acesso e de produzir conhecimento.
Em visita a Tv Escola, dialogamos com a Coordenadora Geral do Estado de Roraima Edjane Diniz dos Santos, a respeito do funcionamento e aplicações, localizado na Escola Barão de Parima, tem uma sala destinada para esse projeto com duas assistentes para atender os professores, com salas equipadas com CD e Dvd”s educativos e material impresso, é abertura ao público, em horário comercial, para atender as necessidades dos professores. Aos interessados é permitido a gravação de Cd, Dvd”s, bem como o préstimos de livros.

O projeto Tv Escola esta presente em 14 (quatorze) escolas da rede estadual de ensino, visando à formação continuada do professor e o desenvolvimento de seu trabalho como educador, oportunizando a sua utilização de forma crítica e construtiva no processo de ensino aprendizagem. Dialogando com Belloni (2001, p 48) “para a formação do individuo emancipado será preciso reiluminar a modernidade, colocando os ideais das luzes sob as luzes dos refletores para ver se eles revistem ao charme da mídia. A educação para a cidadania significa neste contexto resgatar os ideais de democratização do conhecimento e da informação como instrumentos de emancipação.”

A escola que é contemplada com o Projeto Tv Escola recebe o Kit Tecnológico conforme relacionado abaixo:
  1. Antena parabólica analógica ou digital;
  2. Receptor de imagem;
  3. Televisor em cores;
  4. Estabilizador;
  5. Fitas VHS, de 120 minutos ou disquete DVD;
  6. Videocassete ou DVD aparelho e
  7. DVD mídias
Um educador deve ser reflexivo e dinâmico com isso a utilização da Tv Escola somente vem a contribuir na aprendizagem dessa forma relacionamos algumas atribuições do professor orientador do referido projeto:
  1. Motivar a comunidade escolar para a formação continuada através do Salto para o futuro;
  2. Orientar e motivar os docentes para utilizar vídeos em sala como recurso pedagógico;
  3. Articular com o gestor, supervisor e professores a programação da Tv Escola nos planejamentos pedagógicos (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto para o Futuro e Escola Aberta).
  4. Elaborar um calendário de atividades para o desenvolvimento e aproveitamento dos programas da Tv Escola;
  5. Fazer um controle, diariamente, das atividades na Telessala, através do Livro de Registro;
  6. Sistematizar os formulários bimestrais e encaminhar a Coordenação para a devida tabulação dos dados;
  7. Encaminhar a Coordenação da Tv Escola relatórios semestrais (junho e novembro) referente as atividades desenvolvidas pelo Orientador de Aprendizagem;
  8. Gravar os programas de acordo com a grade da Tv Escola;
  9. Catalogar as fitas gravadas conforme a programação;
  10. Divulgar a grade de programação e os demais materiais impressos perante a comunidade escolar (grade, revistas e guia).
  11. Registrar experiências significativas vividas na escola, utilizando os recursos tecnológicos, em situações de aprendizagem.
  12. Manter a organização da sala da Tv Escola, com identificação, cartazes, frases, tornando o ambiente agradável.
OBJETIVOS
  • Formação continuada do professor e desenvolvimento do trabalho do educador, na escola e em sala de aula;
  • Discutir a importância da televisão como instrumento tecnológico na vida moderna, oportunizando a sua utilização de forma crítica e construtiva, no processo ensino aprendizagem;
  • Mobilizar o educador para o estudo e análise de fitas de vídeo/DVD da Tv Escola, no sentido de trabalhar conceitos e conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, na sala de aula.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diariamente a sociedade se molda, modifica e adaptada-se com o novo. No âmbito escola não é diferente. Professores são profissionais, dinâmicos, ativos e constante aprendizado.
A partir disso uma forte tendência tem tomado espaço e gerado interesse em professores da rede pública. De forma a socializar o conhecimento e quebrar as barreiras norte-sul, a televisão com transmissão ao vivo propicia curiosidade e conhecimento. A busca da qualificação deve vim por todos os meios, fazendo dos professores brasileiros homens e mulheres integrados na sociedade.
Compreendemos que a educação é um processo de evolução e aperfeiçoamento da existência de vida do ser humano que busca constantemente a superação de certos obstáculos que a vida às vezes nos proporciona, aprendemos valores humanos, éticos e morais. Lidando com as diferenças e sempre buscando a interação entre as pessoas.
REFERÊNCIAS

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 3º Edição. Autores Associados, 2001.


FLEURI, Reinaldo Matias. Educação Intercultural – Mediações Necessárias. DP & A Editora, 2003.


LITWIN, Edith(org.). Tecnologia Educacional – Políticas, Histórias e Propostas. 2º Edição. Artmed Editora, 2001.

conceitos


Conceito 1:
Tanto a educação como a aprendizagem (com a qual a educação está conceitualmente vinculada) acontecem onde quer que esteja o indivíduo que está se educando ou aprendendo. A expressão "ensino a distância" faz perfeito sentido aqui porque quem está ensinando - o "ensinante" - está "espacialmente distante" (e também distante no tempo) de quem está aprendendo -- o "aprendente". O termo "distância" foi originalmente cunhado para se referir ao espaço, mas pode igualmente bem ser aproveitado para se referir ao tempo).ensino a distância certamente é como sempre foi uma forma de usar a tecnologia na promoção da educação. 
Referência:


Conceito 2:
As estratégias de educação a distância foram concebidas para promover o conhecimento, independentemente das situações de ensino presencial que ocorrem na sala de aula. Isso porque, percebeu-se que as pessoas têm condições de aprenderem sozinhas, interagindo com materiais de ensino, professores distantes, colegas, amigos, comunidade ou com o meio ambiente. O uso da Educação a Distância vem crescendo em volume e importância nos últimos anos, principalmente por duas razões: aumento na demanda de educação, que não consegue ser atendida por meio do ensino presencial e expansão das tecnologias de telecomunicações e informática, que facilitam a comunicação entre pessoas distantes.
Os ensinamentos podem chegar ao aluno por meio de diversos recursos de comunicação, sejam eles impressos (livros, periódicos), sonoros (rádio ou áudio-cassete), televisivos (vídeos, programas de TV), informáticos (CD-ROM´s, DVDs, Internet). Muitas vezes, as melhores estratégias de educação a distância são as que combinam vários meios, de acordo com o perfil e com as características do aluno.
Referência:
Educação à Distância - Conceitos. Disponível em: http://www.educnet.info/2008/03/10/educacao-a-distancia-conceitos/. Acesso em: 07 out. 2010.


3. Crie seu próprio conceito sobre Educação a Distância e, após leituras realizadas, faça uma síntese  expondo seu ponto de vista sobre o assunto.
A Educação à Distância é uma modalidade de ensino que não precisa de um local ou horário definido, pois pode ser feito tudo pela internet e a qualquer hora e seus devidos tutores irão fazer o contato necessário sem precisar estar presente em um determinado local ou horário. Todas essas características, trás muitos benefícios para os educandos não só pelo fato de fazer suas atividades em casa e no horário que quiser, assim como para os alunos que moram em localidades distantes e, que dificilmente tem algum curso ou uma faculdade que lhe interessa.