quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

TV Escola


INTRODUÇÃO
Atualmente a sociedade moderna está em constante processo de evolução com isso, aumenta a exigência de mão de obra qualificada, aumentando a necessidade da educação. Ao estudar o campo da tecnologia educacional, podemos reconhecer as mudanças das práticas do ensino, uma das novidades foi a criação da TV Escola que é um canal via satélite com transmissão analógica, digital ou em DVD de programas dirigidos as escolas públicas brasileiras de ensino básico. E esse programa possibilita a dinamização das atividades de sala de aula e também temos a aproximação da escola com a comunidade, especialmente a partir da programação da faixa Escola Aberta. 

Esse projeto TV ESCOLA é uma forma de estimular e incentivar a comunidade escolar a pesquisar, estudar, criar projetos pedagógicos modernos e melhorar a qualidade da educação brasileira, contribuindo com a formação do cidadão do século XXI. Devido a necessidade de uma complementação das atividades educacionais, a TV escola aparece como suporte pedagógico, pois a comunidade escolar está inserida em uma vasta oferta de produtos provenientes dos meios de comunicação, cada vez mais a cultura da escola convive mais com a cultura da mídia.

A Tv Escola possibilita, inúmeras formas de uso como desenvolvimento profissional de gestores, docentes e discentes; dinamização das atividades de sala de aula; formação de leitores críticos dos recursos audiovisuais; preparação de atividades extraclasse; utilização de vídeos para trabalhos de avaliação dos alunos; revitalização da biblioteca; aproximação escola comunidade, especialmente a partir da programação da faixa Escola Aberta. 
 
RELATÓRIO
Fomos visitar a Tv Escola que fica localizado na Escola Barão de Parima, este projeto é voltado para motivar a comunidade escola visando à formação continuada através do Salto para o Futuro, orientando e motivando os docentes para utilizar vídeos em sala de aula com recursos pedagógicos, articulando com o gestor, supervisor e professores a programação da Tv Escola nos planejamentos pedagógicos. Segundo Belloni (2001, p.24) “o aumento da adequação e da produtividade dos sistemas educacionais vai exigir, nesta passagem de século e de milênio, a integração das novas tecnologias de informação e comunicação, não apenas como meios de melhorar a eficiência dos sistemas, mas principalmente como ferramenta pedagógica efetivamente a serviço da formação do individuo autônomo”. Dessa forma percebemos a necessidade da inclusão das novas alternativas de lecionar, com o auxilio das tecnologias.

Dividida em quatro faixas, a Tv Escola trabalha no âmbito infantil, fundamental, médio e Salto para o Futuro. Com o funcionamento aos sábados domingos e feriados os programas sociais buscam oferecer educação, saúde, orientação sexual, cidadania e outros a fim de envolver a todas as áreas. Sabemos da importância desse projeto na formação/orientação de professores, para assim atender as necessidades dos estudantes. Segundo Fleuri (2003, p125) “Hoje em dia é muito comum a utilização de meios áudios-visuais como recurso didático nas escolas. Freqüentemente a atenção dos educadores esta voltada para o caráter técnico ou instrutivo das inovações que o uso de novas tecnologias traz para o espaço educativo escolar.”
De forma a estimular por meios de projetos pedagógicos modernos a Tv Escola, o Canal da Educação, e MEC, trazem contextualização, comprometimento para a formação do cidadão atual e busca melhorar a qualidade da educação brasileira por meio da formação continuada do professor, discussões quanto a importância da televisão como instrumento tecnológico e pedagógico, contextualizando conceitos e currículos de forma interdisciplinar na sala de aula. Litwin (2001, p. 131) relata que
o desenvolvimento da tecnologia atinge de tal modo as formas de vida da sociedade que a escola não pode ficar a margem. Não se trata simplesmente da criação de tecnologia para a educação, da recepção crítica ou da incorporação das informações dos meios na escola. Trata-se de entender que se criaram novas formas de comunicação, novos estilos de trabalho, novas maneiras de ter acesso e de produzir conhecimento.
Em visita a Tv Escola, dialogamos com a Coordenadora Geral do Estado de Roraima Edjane Diniz dos Santos, a respeito do funcionamento e aplicações, localizado na Escola Barão de Parima, tem uma sala destinada para esse projeto com duas assistentes para atender os professores, com salas equipadas com CD e Dvd”s educativos e material impresso, é abertura ao público, em horário comercial, para atender as necessidades dos professores. Aos interessados é permitido a gravação de Cd, Dvd”s, bem como o préstimos de livros.

O projeto Tv Escola esta presente em 14 (quatorze) escolas da rede estadual de ensino, visando à formação continuada do professor e o desenvolvimento de seu trabalho como educador, oportunizando a sua utilização de forma crítica e construtiva no processo de ensino aprendizagem. Dialogando com Belloni (2001, p 48) “para a formação do individuo emancipado será preciso reiluminar a modernidade, colocando os ideais das luzes sob as luzes dos refletores para ver se eles revistem ao charme da mídia. A educação para a cidadania significa neste contexto resgatar os ideais de democratização do conhecimento e da informação como instrumentos de emancipação.”

A escola que é contemplada com o Projeto Tv Escola recebe o Kit Tecnológico conforme relacionado abaixo:
  1. Antena parabólica analógica ou digital;
  2. Receptor de imagem;
  3. Televisor em cores;
  4. Estabilizador;
  5. Fitas VHS, de 120 minutos ou disquete DVD;
  6. Videocassete ou DVD aparelho e
  7. DVD mídias
Um educador deve ser reflexivo e dinâmico com isso a utilização da Tv Escola somente vem a contribuir na aprendizagem dessa forma relacionamos algumas atribuições do professor orientador do referido projeto:
  1. Motivar a comunidade escolar para a formação continuada através do Salto para o futuro;
  2. Orientar e motivar os docentes para utilizar vídeos em sala como recurso pedagógico;
  3. Articular com o gestor, supervisor e professores a programação da Tv Escola nos planejamentos pedagógicos (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto para o Futuro e Escola Aberta).
  4. Elaborar um calendário de atividades para o desenvolvimento e aproveitamento dos programas da Tv Escola;
  5. Fazer um controle, diariamente, das atividades na Telessala, através do Livro de Registro;
  6. Sistematizar os formulários bimestrais e encaminhar a Coordenação para a devida tabulação dos dados;
  7. Encaminhar a Coordenação da Tv Escola relatórios semestrais (junho e novembro) referente as atividades desenvolvidas pelo Orientador de Aprendizagem;
  8. Gravar os programas de acordo com a grade da Tv Escola;
  9. Catalogar as fitas gravadas conforme a programação;
  10. Divulgar a grade de programação e os demais materiais impressos perante a comunidade escolar (grade, revistas e guia).
  11. Registrar experiências significativas vividas na escola, utilizando os recursos tecnológicos, em situações de aprendizagem.
  12. Manter a organização da sala da Tv Escola, com identificação, cartazes, frases, tornando o ambiente agradável.
OBJETIVOS
  • Formação continuada do professor e desenvolvimento do trabalho do educador, na escola e em sala de aula;
  • Discutir a importância da televisão como instrumento tecnológico na vida moderna, oportunizando a sua utilização de forma crítica e construtiva, no processo ensino aprendizagem;
  • Mobilizar o educador para o estudo e análise de fitas de vídeo/DVD da Tv Escola, no sentido de trabalhar conceitos e conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, na sala de aula.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diariamente a sociedade se molda, modifica e adaptada-se com o novo. No âmbito escola não é diferente. Professores são profissionais, dinâmicos, ativos e constante aprendizado.
A partir disso uma forte tendência tem tomado espaço e gerado interesse em professores da rede pública. De forma a socializar o conhecimento e quebrar as barreiras norte-sul, a televisão com transmissão ao vivo propicia curiosidade e conhecimento. A busca da qualificação deve vim por todos os meios, fazendo dos professores brasileiros homens e mulheres integrados na sociedade.
Compreendemos que a educação é um processo de evolução e aperfeiçoamento da existência de vida do ser humano que busca constantemente a superação de certos obstáculos que a vida às vezes nos proporciona, aprendemos valores humanos, éticos e morais. Lidando com as diferenças e sempre buscando a interação entre as pessoas.
REFERÊNCIAS

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 3º Edição. Autores Associados, 2001.


FLEURI, Reinaldo Matias. Educação Intercultural – Mediações Necessárias. DP & A Editora, 2003.


LITWIN, Edith(org.). Tecnologia Educacional – Políticas, Histórias e Propostas. 2º Edição. Artmed Editora, 2001.

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